A Mostratec-Liberato, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, vai abrir suas portas para o público amanhã (21) nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, apresentando 795 trabalhos.
Os últimos detalhes dos projetos de jovens pesquisadores de 12 países e 21 estados brasileiros estão sendo montados nos estandes da 39ª Mostratec-Liberato – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, nos pavilhões da Fenac. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, tendo o Sebrae como parceiro na realização do evento. A Mostratec-Liberato acontece de 22 a 24 de outubro, das 13h30 às 21h, com entrada fraca.
Esta edição da Mostratec-Liberato ocorre em um momento de reconstrução do estado e com forte espírito de resiliência de seu povo devido as dificuldades da crise climática que atingiu o estado gaúcho no mês de maio. “Esta é uma edição especial, olhando para tudo que passamos. O fato de o aeroporto estar reabrindo hoje, dia 21 de outubro, véspera da abertura
da feira, demanda uma logística e um planejamento diferenciados. Muitos temiam pela realização da feira. Ouvimos depoimentos de estudantes do todo o Brasil, sugerindo que fizéssemos a feira presencial, se colocando ao nosso lado. Isso nos motivou muito. Reerguer o estado tem um significado muito importante. Fora estas questões pontuais, toda edição é
especial e nos deixa orgulhosos. Sempre é uma situação singular ver os trabalhos, a criatividades e o empenho dos estudantes” comenta Luis Eduardo Selbach, coordenador da Mostratec-Liberato.
A emoção em participar de um evento tão grande em um local distante, mexe com os jovens cientistas “Está sendo único participar dessa edição! A gente não esperava que iriamos vir, somos o único projeto do nosso colégio. A notícia da nossa seleção foi uma festa. Aqui queremos conhecer os feedbacks dos visitantes sobre o projeto, porque pretendemos continuar
trabalhando nele. E é uma experiência única estar trazendo um pouco da nossa cultura do Rio de Janeiro pra cá”, explica Marcos Almeida Nassar, estudante do 3º ano da Escola Firjan Sesi Maracanã, do Rio de Janeiro/RJ.
Por sua vez, os estudantes anfitriões também ficam tocados em fazer parte de uma feira deste porte. “Estamos empolgadas em apresentar um projeto que já mostramos na feira interna da escola e agora termos a chance de compartilhar com outros estudantes”, fala Giane Marques Porfírio, aluna do 4º ano da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de
Novo Hamburgo/RS.
Já do outro lado do mundo, vindos de Holbaek, Dinamarca, da instituição de ensino Slotshaven Gymnasium os jovens Niels Weise Havshoi, Sille Porsborg Christensen e Sabine Faerge estão satisfeitos em estar em solo brasileiro, ávidos por esta experiência internacional e aos inúmeros contatos que pretendem estabelecer nesta semana. Também estão valorizando a
interação com um público diferente. Eles vieram fazer a apresentação de um projeto inovador, um probiótico que contribui para o asmático, sendo um produto que relaciona a saúde do intestino com a saúde do pulmão, diminuindo os sintomas para portadores de Asma.
No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec-Liberato Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec-Liberato Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México,Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.
A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal.
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec
Mais informações em www.mostratec.com.br
Foto: Niels, Sille e Sabine vieram da Dinamarca.